segunda-feira, 2 de julho de 2012

PPP do Centro de Fortaleza para todos




Será apresenta formalmente, hoje, ao mercado, à sociedade e às instituições governamentais, a proposta de Parceria Público Privada (PPP) para a construção e manutenção de três centros de comércio popular com estacionamento próprio mais seis estacionamentos independentes no Centro de Fortaleza.

A apresentação da PPP do Centro será feita em audiência pública, para que moradores e usuários da área, seus lojistas, comerciantes informais e interessados em geral possam entender e se apropriar do projeto inovador, e dialogar de forma transparente com o Município, sobre sua implementação.


Procuramos um parceiro disposto a investir R$ 93,4 milhões na construção e na operação dos equipamentos, durante 20 anos, período em que gozará do direito de explorá-los comercialmente, sob regras por nós pré-estabelecidas.

Com o incremento de 2.929 novos boxes e 6.824 vagas de estacionamento no Centro, resolveremos de uma só vez as questões da ocupação privada de espaços públicos e da mobilidade urbana. Problemas que há décadas se arrastavam e se agravavam, sem soluções definitivas. Agora, são enfrentados com bases científicas, sem violência, sem exclusão ou “higienismo” e sem negar o direito à livre iniciativa, ao trabalho, ao direito de ir e vir.

A PPP do Centro deverá ser a primeira no âmbito do Município. E certamente não será a última, dado o histórico de sucesso na construção e manutenção de grandes obras, em vários países e, mais recentemente, no Brasil. O nosso modelo, construído ao longo de dois anos e elogiado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é destaque nos quesitos sustentabilidade econômica e alcances social e ambiental.

O estacionamento confortável e seguro mantém a infraestrutura “de shopping” do centro comercial, subsidia o aluguel do box do novo microempreendedor, além de retirar das ruas o congestionamento, a fumaça e a buzina que estressam e enfeia a Cidade.


A PPP do Centro garantirá ao investidor um grande fluxo de consumidores, por 20 anos. Mas os ganhos maiores serão para sempre e para todos. Para o Município, que recuperará o uso comum dos espaços públicos; para os lojistas e clientes em geral, que poderão se reencontrar em um ambiente de compras reordenado e mais atrativo; e para os cidadãos de todos os bairros, que poderão fazer novos usos de praças e calçadas do Centro, inclusive voltados para o lazer cultural e o turismo.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.